Dentista Robô: Máquina realiza primeiro implante dentário na China

Há muito tempo a China enfrenta diversos desafios sociais causados pelo rápido crescimento populacional. E fica evidente o quanto o avanço tecnológico do país vem acontecendo com o objetivo de sanar alguns desses desafios.

 

O avanço mais recente na área da saúde é um robô dentista, desenvolvido pelo Hospital de Estomatologia afiliado à IV Universidade Médica Militar e em cooperação com o Instituto de Robôs da Universidade Beihang, em Pequim.

 

O procedimento de implante sem envolvimento humano foi realizado com sucesso e poderá resolver problemas causados por erros humanos e escassez de dentistas, dificuldades que são enfrentadas pela China atualmente.

 

A margem de erro do robô impressiona, podendo ser de 0,2 mm a 0,3 mm, um índice bem menor que o do ser humano.

 

Hoje a China enfrenta um grande problema causado pela falta de dentistas qualificados, o que leva a população a procurar dentistas que não possuem o treinamento necessário para praticar a profissão, e ocasionando diversos problemas de saúde pública. Estima-se que atualmente na China, é realizado mais de 1 milhão de implantes por ano, a maioria destes em clínicas clandestinas.

 

O robô ainda passará por mais testes antes de estar pronto para entrar no mercado odontológico. Mas o que muitos ainda se perguntam, é se os pacientes que já estão acostumados com o atendimento humanizado aceitarão a troca do profissional humano pelas máquinas. No entanto, uma pesquisa global divulgada pela PwC revelou que 55% das pessoas aceitariam ser atendidas por médicos-robôs.

 

O estudo, divulgado no último semestre, foi realizado em diversos países e mostrou que a maioria das pessoas não se importaria em receber tratamento médico artificial, como diagnósticos e pequenas cirurgias. Os dados coletados demonstram como o crescente uso da inteligência artificial e robótica na medicina está alterando o panorama dos serviços de saúde em âmbito global.

 

Vale lembrar, que além da tecnologia voltada a criar soluções aos problemas populacionais, a China vem se destacando no mercado global por trazer produtos de qualidade que estão sendo bem aceitos em diversos países do globo. Exemplo disso é a Huawei, que recentemente ficou em segundo lugar entre as marcas de smartphones, superando até mesmo a gigante Apple.