11-Quais os métodos de secar os modelos e quais os problemas que podem causar?

Lembramos que sempre existirá uma variação no tempo de secagem decorrente do tamanho do modelo e da quantidade colocada para secar.
Os mesmos deverão ser colocados em pé e com distância entre cada um, é importante deixar os modelos esfriarem por completo para que não trinquem.
Todos os métodos devem ser adaptados conforme as necessidades da clínica e de acordo com a região:
- estufa de lâmpadas, esse tipo de estufa normalmente é feito de madeira ou chapa de alumínio, no caso da madeira, forrar com papel alumínio, porque senão esta pode queimar.
A lâmpada ideal é a de 200 Watts e deve ter uma distância mínima de 12cm da prateleira onde ficaram os modelos o mesmo deverá estar seco em 1 hora e meia, porém verificar depois de uma hora, pois o mesmo pode trincar e ficar amarelado, se passar do tempo de secagem e se a temperatura elevar muito.
- estufa elétrica, a temperatura não deve ultrapassar 60º, o modelo normalmente demora em média quatro horas para secar, porém depende muito do tamanho do mesmo, é aconselhado abrir a estufa após esse tempo e verificar quais os modelos que já estão secos, pois os mesmos poderão trincar e ficar amarelados se passar do tempo e da temperatura.
- microondas, apesar de ser o método mais rápido, depende muito da potência do forno. Deve-se abrir o forno a cada 2 minutos para verificar se o modelo está totalmente seco, pois o mesmo pode estourar, devido à alta potência.
- secadora de roupa (enxuta),  todos os modelos deverão ser colocados em prateleiras, dentro da secadora e secar por duas horas e após esse período abrir um pouco a secadora para sair o ar quente e somente depois disso, retirá-los.
- sol,  deixar os modelos em um local seguro, para tomar sol até ficarem secos por completo.
Se a temperatura da secagem não for bem controlada (no máximo até 60º ), pode-se eliminar a água de cristalização e enfraquecer o gesso.